Professor Nelson Pesciotta por Regina Rousseau




Professor Nelson Pesciotta


Conheci Professor Nelson Pesciotta aos 11 anos, quando fui estudar no Ginásio do Estado Arnolfo Azevedo em 1967. Na época, ele ainda era diretor e foi também responsável pela minha formação intelectual. Muitos anos se passaram, cresci, e poucas vezes tive contato com ele. Porém sempre ouvindo muitas pessoas falarem sobre seu caráter ilibado. Há quatro anos, fui convidada, juntamente com outras pessoas a fundar a Academia de Letras de Lorena. Confesso, que tive receio em trabalhar diretamente com o Professor Nelson como presidente da Academia e, eu como secretária, devido sua presença sempre séria e exigente.
Mas tive uma grande surpresa ao conviver com ele nesses anos, ele é uma das pessoas com quem mais gosto de estar. Ele é pontual como eu sou, não gostamos de atrasos. Ele é espirituoso, como também sou, mesmo nas situações mais difíceis, temos sempre uma piada oportuna. Tenho por ele admiração e confiança, que em poucas pessoas na vida, depositei. Além da Academia, sempre estamos indo a outros eventos culturais . E jamais o vi estacionar em lugares proibidos. Mesmo quando não há vagas, e o estacionamento está fechado, ele sai à procura de vagas bem longe e volta caminhando, o que para ele não é problema, pois há anos, caminha por longa distância às seis da manhã, todos os dias. Ele sempre respeita a Lei e cobra de quem não o faz. Professor Nelson aos seus 89 anos, cativa qualquer pessoa que gosta de um bom papo, e ao seu lado é impossível sentir tédio. Sempre presto muito atenção em tudo que ele fala: na história familiar, na história do país, nossa política, nas passagens repletas de momentos marcantes, enfim continuo aprendendo com ele.
Hoje, ele continua sendo meu mestre, porém mais que isso, ele é meu amigo, e muitas vezes recorro aos seus experientes conselhos sobre como lidar com os desafios e adversidades, que a vida nos apresenta. Sou feliz e grata a Deus por fazer parte no presente de sua vida, que para mim é mais que um presente, é uma dádiva divina.
Como bem disse Conceição Molinaro: “Por trás da compenetrada e elegante aparência, está um ser humano generoso e motivador.” Obrigada Professor.



Regina Rousseau


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Bom Jesus da Cana Verde - Cachoeira Paulista

Corredeiras em Cachoeira Paulista - Pé Preto