Relação entre acidentes de trânsito e álcool por Paulo Moreira MiguelPsicólogo

Relação entre acidentes de trânsito e álcool

Noticias de acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo o uso de álcool são frequentes. Mas, apesar de a maioria da população saber da relação entre as altas taxas de mortalidade no trânsito e o consumo dessa substância, ainda persistem muitas dúvidas sobre o uso de álcool por motoristas, principalmente sobre os seus efeitos no organismo e os riscos que se ocorre ao dirigir embriagado.

A destreza e outras habilidades necessárias para a direção, como a tomada de decisões, são prejudicadas muito antes dos sinais físicos da embriaguez começar a aparecer. Isso porque já nos primeiros goles, o álcool já atua como estimulante e pode deixar as pessoas temporariamente, como uma sensação de excitação. No entanto, as inibições e a capacidade de julgamento são rapidamente afetadas. O tempo de reação e reflexos também sofre alterações, comprometendo ainda mais as habilidades necessárias para o ato de dirigir. Sendo que em altas doses, a bebida alcoólica pode também causar sonolência ou até mesmo ocasionar a perda da consciência ao volante.

Os efeitos da substância em nosso corpo são duradores e não devem ser subestimados. Em média, o álcool é metabolizado a uma velocidade de 0,15 gramas por litro por hora, por exemplo, uma dose de 0,2g/l, equivalente a um copo de chopp ou cerveja, leva cerca de uma hora e meia (1¹/² h.) para ser totalmente eliminada.

Algumas pessoas acreditam que parar de beber ou tomar uma xícara de café podem torná-los aptos a dirigir com segurança. Na verdade é o que o álcool continua a afetar o cérebro, prejudicando a coordenação e capacidade de julgamento até mesmo depois da ingestão da última dose. Dessa forma, fica evidente, que não existe maneira de acelerar a recuperação do cérebro após a embriaguez, ou de tomar decisões ao volante.

Bebida e direção forma uma combinação perigosa e fatal, para qualquer quantidade de álcool consumida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Bom Jesus da Cana Verde - Cachoeira Paulista

Pontilhão da Antiga estrada de Ferro, em Cachoeira Paulista