Chá Vermelho por Mariana Prado Barbosa Nutricionista

Chá Vermelho

O chá vermelho é proveniente das folhas da Camellia Sinensis. A Camellia Sinensis é uma árvore originária do sudeste Asiático, China e Índia, sendo que a cultivada na China é de melhor qualidade, pois o ambiente é adequado e as técnicas de cultivo são milenares, que garante aos chás todas as suas características únicas e especiais.

O chá vermelho diferencia-se pela fermentação que ocorre no final do processo de preparo, a primeira etapa de preparação é a eliminação das enzimas, logo em seguida as folhas são misturadas, o que irá aumentar o aroma característico. O chá após a mistura permanece por um período secando, para finalizar ocorrem às etapas de fermentação, onde o chá vermelho irá adquirir a sua coloração característica e secagem.

Estudo realizado nos últimos anos tem investigado os benefícios a saúde, como efeitos antioxidantes, redução dos níveis de colesterol,  hipertensão, glicemia, melhora da flora bacteriana, facilita a digestão, entre outros.

O chá vermelho ajuda a acelerar o metabolismo, portanto é um colaborador na queima de calorias e medidas. O consumo recomendado é de 3 a 4 xícaras por dia. Mas é importante lembrar que, a bebida é apenas uma coadjuvante no processo de emagrecimento, o chá faz efeito somente quando aliado a uma dieta equilibrada e aos exercícios físicos, ele sozinho não reduz a gordura.

Mesmo sendo um tratamento natural, o chá vermelho possui contra-indicações, a ingestão em excesso da bebida pode ocasionar problemas como ansiedade, insônia e etc. Deve-se evitar o consumo a noite, pelo fato do chá conter cafeína.

O chá vermelho deve ser preparado em infusão de 3 a 5 minutos em água fervida, sendo usado normalmente 1 colher de sopa rasa para cada xícara de água, podendo ser consumido quente ou gelado. Seu consumo deve acontecer longe das principais refeições, 1 hora e meia ou 2 horas depois, por que junto com as refeições ele impede a absorção de outros minerais e nutrientes.

Com uma dieta balanceada, o chá funciona como um  poderoso complemento do emagrecimento. Mas o acompanhamento profissional é sempre muito importante, para que juntos o resultado final seja de grande sucesso!



Mariana Prado Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Bom Jesus da Cana Verde - Cachoeira Paulista

Pontilhão da Antiga estrada de Ferro, em Cachoeira Paulista