Relação entre acidentes de trânsito e álcool
Relação entre acidentes de trânsito e álcool - POR PAULO MOREIRA MIGUEL
Noticias de acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo o uso de álcool são frequentes. Mas, apesar de a maioria da população saber da relação entre as altas taxas de mortalidade no trânsito e o consumo dessa substância, ainda persistem muitas dúvidas sobre o uso de álcool por motoristas, principalmente sobre os seus efeitos no organismo e os riscos que se ocorre ao dirigir embriagado.

Os efeitos da substância em nosso corpo são duradores e não devem ser subestimados. Em média, o álcool é metabolizado a uma velocidade de 0,15 gramas por litro por hora, por exemplo, uma dose de 0,2g/l, equivalente a um copo de chopp ou cerveja, leva cerca de uma hora e meia (1¹/² h.) para ser totalmente eliminada.
Algumas pessoas acreditam que parar de beber ou tomar uma xícara de café podem torná-los aptos a dirigir com segurança. Na verdade é o que o álcool continua a afetar o cérebro, prejudicando a coordenação e capacidade de julgamento até mesmo depois da ingestão da última dose. Dessa forma, fica evidente, que não existe maneira de acelerar a recuperação do cérebro após a embriaguez, ou de tomar decisões ao volante.
Bebida e direção forma uma combinação perigosa e fatal, para qualquer quantidade de álcool consumida.
Paulo Moreira Miguel - PSICÓLOGO CLÍNICO –PSICANALISTA
Comentários
Postar um comentário