Nutrição na Terceira Idade

Nutrição na Terceira Idade

O envelhecimento é um processo fisiológico natural, que pode ser desenvolvido de diversas formas, como: a genética do indivíduo e o estilo de vida ao qual a pessoa se expôs. Em alguns estudos demonstra-se que o número de idosos vem aumentando significativamente, devido aos avanços na medicina e nas alterações no estilo de vida dos indivíduos.

Muitos idosos já estão conscientizando que, um estilo de vida saudável influencia na qualidade do envelhecimento. Com isso, observa-se que mais pessoas estão adquirindo a práticas mais saudáveis, como o exercício físico e a melhor qualidade da dieta.

A velhice prematura é causada muitas vezes pelos erros e absurdos da má alimentação por isso deve se dar muita importância para a Nutrição na Terceira Idade.

Existem algumas alterações fisiológicas que podem afetar o comportamento alimentício dos indivíduos idosos, como: diminuição da sensibilidade para os gostos primários (doces, salgados, amargo e o ácido), a perda parcial ou total dos elementos dentários, a desaceleração do metabolismo e a presença de doenças crônicas com consequente utilização de múltiplos medicamentos. O olfato e a gustação, afetam diretamente a nutrição do idoso, uma vez que esses alimentos passam a ser menos apetitoso e desejado pelo indivíduo.

No processo de mastigação, alguns fatores são imprescindíveis para sua realização adequada ou não. Dentre esses tem o tipo de alimento a ser triturado e depois deglutido. Outros fatores são aftas, medicamentos que possam estar sendo ingeridos pelo idoso e a qualidade neuromuscular. Com relação as relações neuromusculares, podem ocorrer mastigação incompleta, refluxo ou inalação dos mesmos. A capacidade para controlar o bolo alimentar é afetada conforme o funcionamento dos músculos, tanto em sua motilidade como em sua sensação.

As alterações do paladar podem afetar a saúde pelos efeitos diretos sobre a ingestão de alimentos líquidos ou sólidos, e também pela privação de um prazer da vida. Tais alterações são importantes na qualidade de vida do idoso e podem trazer transtornos nas dietas e consequentemente na nutrição. A má higiene bucal determina a diminuição da percepção gustativa devido a presença de restos de alimentos.

As necessidades nutricionais do idoso devem ser particulares para cada caso, de acordo com as experiências de cada um. Dependem de diversos fatores, como estado geral de saúde, níveis de atividade física, as alterações na capacidade de mastigação, a capacidade digestiva e absorção de nutrientes, eficiência metabólica, alterações no sistema endócrino, o estado emocional e a biodisponibilidade dos nutrientes. É necessário que a alimentação de qualidade seja combinada as condições físicas e psicológicas do idoso, de forma a suprir suas necessidades. Uma alimentação adequada tem objetivo de facilitar o funcionamento dos órgãos e sistema do organismo, promover a defesa frente as agressões ambientais, diminuir os efeitos das doenças nessa fase e manter as atividades intelectuais e físicas da idade.

A ingestão mínima de água para um idoso é de 30ml por Kg de peso corporal. Essa dose diária é importante para evitar a desidratação, situação muito comum entre os idosos. A desidratação leva a desarmonia do funcionamento do organismo, além de intensificar a hipertensão, elevar a temperatura corporal, aumentar a suscetibilidade a constipações, provocar náuseas, secura das mucosas e diminuição na excreção da urina.

Uma dieta adequada em nutrientes para os idosos, devem ser compostas de: menos carboidratos refinados, menos gordura, proteínas especialmente as de origem animal (leite, queijos, ovos), sucos naturais, ingestão de líquidos (água) e dar preferência para alimentos sólidos.

A qualidade do envelhecimento é resultado do estilo de vida pelo qual o indivíduo optou, sendo os hábitos alimentares responsáveis por grande parcela da qualidade dessa etapa vivida. A alimentação adequada pode levar a uma velhice saudável com maior capacidade funcional e menor incidência de doenças.

Gostou deste post? tem algum comentário ou sugestão? deixe seu comentário ele será muito importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Bom Jesus da Cana Verde - Cachoeira Paulista

Pontilhão da Antiga estrada de Ferro, em Cachoeira Paulista