Alecrim por Mariana Prado

Alecrim por Mariana Prado

DICAS DA NUTRICIONISTA USO SO ALECRIMO Alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo. É uma planta cercada de misticismo, entre povos Gregos e Romanos, era tida como uma erva sagrada, para atrair bons fluídos. O mesmo é um arbusto com altura média de 1 metro, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas.

O uso na culinária de sabor fresco e doce, o alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes, entrando também na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos, da também um sabor especial em batatas em manteigas. Uma outra maneira de fazer uso da erva, é colocá-lo sobre a brasa no momento em que está preparando o churrasco, o ato garante um bom perfume na carne.

O alecrim pode ser encontrado fresco ou desidratado, sendo sua maior concentração quando a planta não está fresca, fazendo assim uma utilização em menor quantidade.

Na medicina tradicional, esta planta é utilizada na forma de chá do tipo infusão, servido como medicação, para os casos de má digestão, flatulência, dismenorréia, cefaléia, fraqueza e memória fraca. É também utilizado em tratamento caseiro.

Na forma de chá, é feito em infusão, sendo 2 colheres de chá (cerca de 4 gramas); Espere a água ferver, desligue o fogo, e jogue a quantia já indicada da erva, abafe por uns 10 minutos, coe e deixe esfriar. Beba o chá em temperatura morna para fria.

Em casos de uma má digestão de gorduras, faça uso do chá 2 vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições, por 3 dias consecutivos. O chá deve ser preparado diariamente, e ser consumido fresco, ou seja, deve ser preparado no momento de seu consumo.
Fique atento, em doses elevadas do consumo, a erva pode tornar-se tóxica ao organismo. Por isso, tenha moderação em seu consumo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Bom Jesus da Cana Verde - Cachoeira Paulista

Pontilhão da Antiga estrada de Ferro, em Cachoeira Paulista